Compartilhe

Notícias

Início » Pagar com cartão de crédito pode pesar mais no bolso

Pagar com cartão de crédito pode pesar mais no bolso

Senado aprova projeto de lei que permite cobrança diferenciada nas compras com cartão de crédito

Se você é daqueles adeptos ao “dinheiro de plástico”, prepara-se: vem mudanças por aí. A proposta de desconto com pagamento em dinheiro vivo, tão absurda em alguns casos, pode se tornar mais frequente nos próximos meses.

O Senado aprovou, no início de agosto, o Projeto Decreto Legislativo (PDS) que dá ao comerciante a opção de cobrar preços diferentes em compras feitas com cartão de crédito.

Se vigorar, a proposta deve anular os efeitos da Resolução que coíbe a diferenciação de valores sobre o mesmo produto com base na forma de pagamento. Muitos varejistas acreditam que é lícito ao comerciante oferecer o desconto e que a atividade de fiscalização ofende a liberdade de livre iniciativa ao que se refere a custos e preço.

Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, IDEC, afirma que o comprador não pode ser onerado com um custo que corresponde ao comerciante junto à administradora do cartão. Para o advogado Rogério Guedes, do escritório Guedes Advocacia, de Passo Fundo, há uma quebra de pacto contratual. “Os comerciantes infringem regra clara, ou seja, não existe diferença entre vendas à vista e venda com cartão de crédito. Além disso, o artigo 39 do Código Civil veda ao comércio elevar sem justa causa o preço de um produto,” explica.

O que diz o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor

O DPDC emitiu uma nota técnica tranquilizando os consumidores. O Departamento afirma que mesmo aprovada a prática não valera, pois é considerada abusiva. A diferenciação de preços nas compras em dinheiro e cartão de crédito pode resultar em vantagem excessiva ao fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

1 2 3

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Politica de Privacidade e Termos de Uso
Prosseguir